Itens filtrados por data: Outubro 2012
Segunda, 29 Outubro 2012 10:10

LHAMA

O LHAMA é um animal que pode ser utilizado no embelezamento de HARAS e FAZENDA e também podem ser mantidos juntos com equinos a fim de transmitir tranquilidade.

O Lhama (Lama glama) é um mamífero ruminante da Ordem Artiodactyla e da Família Camelidae. É parente próximo da Alpaca (Lama pacos) do Guanaco (Lama guanicoe) e da Vicunha (Lama vicugna).
A palavra “Lhama” ao contrário do comumente usado é um substantivo masculino. Ou seja o correto é “o” Lhama.

Sua aparência é curiosa. Seu pescoço é alongado e seu pêlo fino e longo tem cores em tonalidades diferentes. Sua cabeça é oval diferente da cabeça redonda das alpacas. Pode atingir 1 7 metros de altura seu comprimento varia entre 1 4 e 2 4 metros (contando com a cauda de aproximadamente 25 cm) e chega a pesar 150 kg.
Existem duas variedades de lhama: a Chaku que apresenta mais pêlo e a Qara que têm pouco pêlo.

Os Lhamas habitam os arredores da Cordilheira dos Andes em países como Bolívia Chile Peru Argentina e Equador. São animais que foram domesticados há aproximadamente 4000 anos sendo que hoje não são mais encontrados lhamas selvagens. Foram muito importantes para os povos incas sendo que na época eram os únicos animais domesticados. Esse animal faz parte da mitologia andina.

São utilizados para produção de carne couro e lã. Atualmente as criações de lhama em cativeiro visam principalmente à produção de carne e

a utilização para o transporte de carga já que a alpaca produz lã mais longa e macia. A lã retirada dos lhamas sobretudo das fêmeas (uma vez por ano) é utilizada na fabricação de tecidos mais grosseiros.

Aliás o transporte de carga é a maior utilidade dos lhamas pois estes estão adaptados às grandes altitudes dos Andes não sentem dificuldade em enfrentar as perigosas trilhas da cordilheira viajam cerca de 40 km por dia e carregam até 50 kg de peso. Esse limite de peso impede que o lhama seja utilizado como montaria.

O lhama como ruminante que é alimenta-se de capim e mato.
A gestação dura aproximadamente onze meses e o filhote da lhama pesa ao nascer cerca de 11 kg.

Apesar de demonstrar grande curiosidade e muita tranquilidade o lhama irrita-se facilmente. Têm o hábito de cuspir em outros lhamas e mesmo no homem com o objetivo de intimidar.
O lhama chega a viver até 24 anos.

 

 

Publicado em Lhamas
Terça, 02 Outubro 2012 13:30

MILLIONAIRE EASE

MILLIONAIRE EASE é irmã PRÓPRIA DO SUPER CAMPEÃO EM VAQUEJADAS HOLLAND JECK!!! HOLLAND EASE : SI 109 U$361 227.00 Golden State Derby Champion Finalist in All American Futurity produziu mais de U$11 MILHÕES incluindo PLANET HOLLAND SI 127 U$798 885.00 Recordista Mundial das 350 yds.; CORONA CARTEL SI 97 U$557 142.00 produtor de mais de U$35 MILHÕES; HONOR EASE SI 109 U$368 507.00 Recordista Mundial das 400 yds. No Brasil produziu grandes campeões na Corrida como CALLME EASE BEDUINOS BABY FILLY MONEY SPINNER etc; no Tambor merece destaque HOLLAND WARS EASE HIGHHO WA HOLLAND BEST HOLLAND SHAKE EM entre outros; na Vaquejada vale citar HOLLAND JECK HENRYETTA'S DASH etc. HOLLAND EASE desponta ainda como um dos grandes avós maternos nos Brasil e Estados Unidos.

SCENT OF A WOMAN: (1.992). AAAT- 119. Importada Recordista dos 301 m. em Sorocaba 6 vltórln1 $1 .. 4o. em 14 atuaçõet lo. CP Pres. jockey Club de Sorocsba/96-I Derby lo. Prefeito de Sorocabaj96-Il l)ni I'y 1w Rainha da Velocidade Consolação/96 2o. GP Rainha da Velocidade/95 2o. GP Campeão 503 m/95 'lo l*P Fel ABQM/96. Mãe de:
* (98)A Mens Ryon M por Ronas Ryon vendido para o MS
* (99) Scent Of Money F por Ronas Ryon
* (00) CashAWoman F por Ronas Ryon estreante
* (01) Holland Tools E por Holland Ease ver acima.