HISTÓRICO

Tudo começou em 1998, quando o Engenheiro Agrônomo Francisco de Sousa Ramalho, apaixonado pela natureza e em especial pelo cavalo, com o apoio da sua esposa Deolinda M. S. Ramalho e seus filhos Ramalho Jr., Frederick , Felipe e Flávio começaram a investir na aquisição de garanhões e matrizes com genética para trabalho.

Neste mesmo ano, o Haras Vale Verde adquiriu do nosso amigo quartista,Pedro Cavalcante Freire, Fazenda Maria da Luz, Campina Grande, PB o seu primeiro cavalo Quarto de Milha – Mr. Deck Alamito (Alamito Dora SLN x Miss Deck Go).

A partir daí, o Haras Vale Verde procurou concentrar todo o seu esforço na produção de cavalos das raças Quarto de Milha e Paint Horse, exclusivamente, para o esporte da VAQUEJADA.

A junção das genéticas de Mr. Top Breeze (Alamito Dora SLN x Miss Deck Go) e Fleckels Dockie (Okie Easterwood x Pretty San Man) em éguas dos melhores criatórios do país foi possível formal uma tropa base onde hoje trabalham os garanhões Magestuoso VM (Apollo VM x Flare Bomber), GJ Rey Rojo JR (Thunder Chief x Doc Bars JR) e Fun Wheel Brothers RS (Brother x )(Preto/Tovero Homozigoto).

Dentre as matrizes do Haras Vale Verde destacam-se como linhagens para Vaquejada as descendentes e/ou filhas de Apollo VM, Nelsinho SKR, Eternaly Fred, Eyesa Special, Príncipe Rojo, Don Diego Bars, Shady Apolo Bars, Doc Bingo, Doc Spook, Solano Grey, El Coronel Rojo, Víbora Solano, Alamitos Lad, Okie Easterwood, Thunder Chief, Doc Quixote, Freckles PlayBoy, Sanjay, entre outros.

Através deste excelente material genético e cruzamentos bem definidos em que se busca um biótipo muito mais indicado para as provas de VAQUEJADA é que o Haras Vale Verde vem alcançando o seu espaço no mercado de cavalo para VAQUEJADA. Embora jovem, o Haras Vale Verde se vem consolidando como referência do mercado de cavalo para o esporte da VAQUEJADA. Graças a este trabalho, à mercê de muita seriedade, dedicação, determinação e competência, o Haras Vale Verde já produziu a Rainha das vaquejadas da Paraíba – Ramazzina Go FSR (RG. P057198), proprietário José Carlos de Souza Rego.

Portanto, construir um cavalo (velocidade, força, “cow-sense”, e beleza) para VAQUEJADA é o nosso principal objetivo.

ESTRUTURA

O Haras Vale Verde – Genética de Campeões, encontra-se localizado no município de Campina Grande, Paraíba, Planalto Central da Serra da Borborema, na BR 104 Norte, Km 104, estrada que liga a cidade de Campina Grande a Lagoa Seca, Paraíba. Ele ocupa uma área de 70 hectares, dividida em 12 piquetes, ocupada por pastagens: Capim Costcross e Estilozante Campo Grande. Para garantir o abastecimento de água aos animais foram construídos 3 barragens. Em uma área física de aproximadamente 1500 m2, estão localizadas 20 baias, uma maternidade, selaria, farmácia, banheiro para cavalo, depósitos de rações e sal mineral e depósito para armazenar fenos.

Para treinamento dos animais, o Haras Vale Verde dispõe de 1 redondel com 16 m de diâmetro, com piso de areia. Além desta estrutura física, o Haras Vale Verde tem uma equipe de recursos humanos de excelente qualificação, a fim de tornar possível a produção dos futuros Campeões de Vaquejada.

Recentemente, foi construído no Haras Vale Verde uma pista de vaquejada.

 

OS ANIMAIS INESQUECÍVEIS DO HARAS VALE VERDE

GJ REY ROJO JR

Pai: Thunder Chief

Mãe: Doc Nars JR

LIBRA STEEL SLN

Pai: Eternaly Fred

Mãe: Beta Dollar SLN

MR Top Breeze

Pai: Alamitos Dora SLN

Mãe: Jan Cash Can

FLECKELS DICKELS

Pai: Okie Easterwood

Mãe: Pretty San Man